Powered by Blogger.

Wednesday, July 31, 2013



Bem, hoje vou compartilhar com vocês uma dica baseada em uma experiência não muito agradável com o Linux do meu desktop. Após conversar com alguns outros usuários de outras derivações do Ubuntu, descobri que isso pode ser praticamente uma recomendação geral.




NÃO FAÇAM O UPGRADE DO SEU SISTEMA. Ao menos, é claro, que esteja testando em uma máquina virtual. Jamais faça no seu sistema de uso diário. Possuía o Xubuntu 12.04 instalado em meu desktop, e o mesmo sempre funcionou muito bem. A versão 13.04 (denominada Raring Ringatil - menção à um tipo de guaxinim) já havia sido lançada há alguns meses, e até então, eu estava resistindo para não fazer o upgrade, uma vez que é muito normal comum essas versões recentes virem com muitos bugs.

Após alguns meses, finalmente decidi realizar o upgrade, contando que tudo que havia de incompleto já estivesse corrigido. Porém, ao final do upgrade, já me deparei com problemas no screensaver. Até aí, tudo bem, apesar da tela inicial do Xubuntu ficar um pouco feia por conta disso, não era lá um grande problema. Porém, quando comecei a utilizar o sistema, percebi uma verdade incômoda: toda vez que abria em torno de 3 ou 4 janelas, o XFCE simplesmente era reiniciado e o sistema voltava como se uma seção totalmente nova houvesse sido iniciada. Em outras palavras, adeus para tudo que estava aberta.

Procurando um pouco na internet, pode-se ver que este problema já foi relatado por diversas pessoas, porém, a correção ainda não saiu. O jeito foi reinstalar o sistema do zero. Caso você tenha passado pelo mesmo que eu, a recomendação é essa. Instale a versão LTS (long-term support) mais recente, no caso atual, a 12.04. Possivelmente, se você fizer um fresh install da 13.04, também conseguirá que tudo funcione, mas vale a pena arriscar? Fica à seu critério.

0 comentários:

Post a Comment